terça-feira, 24 de maio de 2022

REPORTER XS

 

À DESCOBERTA DA DELFIM SANTOS
5.º A apresenta a Escola na RTP

 
A Escola (5.º A) concorreu, este ano, ao concurso REPÓRTER XS - Faz uma reportagem sobre a tua escola!, desafio, da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Programa ZIG ZAG/RTP.
O concurso convidava os alunos a fazer uma reportagem de vídeo (com um máximo de 3 minutos) sobre a sua escola, com referência à biblioteca escolar. Pretendia-se um trabalho original, individual ou em grupo (optámos por grupos de 4/5 elementos), orientado pelos professores e apenas se podia enviar uma reportagem por agrupamento. Podíamos concorrer ao escalão do 2.º Ciclo.
Pretendia-se, através do mesmo, promover a leitura/escrita, desenvolver pensamento crítico, utilizar os media para comunicar e desenvolver a literacia dos media – objetivos também previstos no perfil do aluno para o século XXI. A Diretora de Turma/docente de Português desafiou as estagiárias a trabalhar no projeto e todos se empenharam, de forma exemplar e com muito interesse, no desenvolvimento do mesmo. A parceria de uma turma muito interessada e participativa, uma estagiária com vontade de desenvolver projetos e competência pessoal e a docente de Português, levaram a que fosse possível concluir o mesmo e, para o final deste, resolveu-se integrá-lo no trabalho-projeto a desenvolver nos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) da Turma. Estes constituem uma opção de trabalho interdisciplinar e/ou articulação curricular, que deve envolver pelo menos duas disciplinas num trabalho-projeto.
Com consentimento parental, os alunos começaram por conhecer um contrato de trabalho: funções, duração do trabalho, deveres, direitos. Depois, foi desenvolvido um processo, que começou pela apresentação do concurso e seus objetivos, de um brainstorm em que os alunos refletiram sobre o que necessitavam para participar, o que gostariam de fazer e, por fim, que conhecimentos tinham sobre os géneros notícia, entrevista e reportagem. Depois de mobilizarem os conteúdos de cada género, verificámos se existiam ideias que contribuíssem para o desenvolvimento do projeto. Mobilizámos saberes anteriormente adquiridos a Português: a carta, a reportagem, a entrevista. Depois mobilizámos conhecimentos dos alunos, das suas gravações privadas de vídeos, para recordação, recreação e/ou participação em redes sociais e pedimos o apoio da docente de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), para descobrir mais programas de edição de vídeo.
Por fim, constituímos um júri para a escolha da melhor reportagem da turma (professora bibliotecária, professora de português/Diretora de Turma, aluna do 7.º ano).
A apreciação dos trabalhos, pelo júri nacional (júri da RBE, indicado pela Coordenadora Nacional da RBE, e por elementos do Departamento de Desenvolvimento de Conteúdos do ZIG ZAG | RTP) tinha por fim a seleção de 5 reportagens vencedoras, a nível nacional. Avaliou-se: o respeito pelo tema, criatividade/originalidade, perspetiva crítica, respeito pelas marcas do género jornalístico, coerência e coesão da reportagem e correção linguística.
As cinco melhores reportagens (incluindo a nossa) serão exibidas no programa Radar XS especial, da RTP2, entre os dias 30 de maio e 3 de junho de 2022. Os alunos vencedores serão convidados a fazer uma visita presencial à RTP para conhecerem a equipa e o dia a dia do programa Radar XS.
A turma agradece a todos os que com ela trabalharam, nomeadamente a todos os que se prontificaram, da Escola e da Comunidade, de imediato, a dar entrevistas e a colaborar com o projeto.

Prof. Maria da Luz Moreira



Sem comentários:

Enviar um comentário

PENÉLOPE À ESPERA