quarta-feira, 25 de maio de 2022

MONSTROS DEBAIXO DA LÍNGUA



Monstros debaixo da língua. Como nascem afinal as palavras? Como se criam? Como crescem?



Fizemos (5.º A, B, C) esta oficina do Serviço Educativo do Padrão dos Descobrimentos, no 1.º período, a convite da disciplina de Português, na Escola, até onde se deslocaram as animadoras do serviço.

Falámos de monstros – da cartografia dos Descobrimentos, do Adamastor; falámos da origem das palavras e das palavras que se formam a partir de outras e/ou de radicais, de sufixos e de prefixos… pediram-nos que inventássemos palavras novas, a partir de raízes etimológicas de origem grega. Depois criámos monstros e descrevemo-los: inventámos e descrevemos a personagem e começámos a desenhá-la. Pensámos nas características físicas, no local onde viviam, no que comiam e noutros aspetos. Também ouvimos a lenda de um monstro japonês.

No 2.º período, aprendemos mais, a Português, sobre as lendas e, para exercício de treino, escrevemos a lenda do monstro que tínhamos inventado. No 3.º período, construímos (demos vida), plasticamente e fizemos um modelo, em 3d, dos nossos monstros. Por fim, fizemos uma exposição em que apresentámos todo o trabalho realizado. Agradecemos a ideia e o incentivo do Serviço Educativo do Padrão dos Descobrimentos, tal como agradecemos aos pais que colaboraram na concretização dos nossos modelos.




Prof. Maria da Luz Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

PENÉLOPE À ESPERA