terça-feira, 10 de maio de 2022

AEL- Comemorações em abril

Este mês realizaram-se duas mostras de livros para a atividade " Leva-me contigo", referentes ao Dia da Terra e ao 25 de abril.

22 de abril - Dia da Terra



Dia Mundial da Terra (Earth Day) celebra-se todos os anos no dia 22 de Abril em mais de 190 países. Neste dia milhões de pessoas assumem o seu “compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra”.
ONU refere que “as alterações climáticas representam o maior desafio para o futuro da humanidade e para os sistemas dos quais depende a vida e que tornam o nosso planeta habitável.”  
O que podemos fazer pelo nosso planeta?

Mudar o mundo depende de cada um de nós! Por isso, o Dia Mundial da Terra é dedicado à consciência, mas também a pequenos gestos que podemos fazer para tornar o planeta  ambientalmente mais sustentável.

Opções sustentáveis para melhorar a nossa pegada ecológica:
  1. Reduzir o consumo de bens alimentares, roupa e energia;
  2. Evitar o desperdício;
  3. Reutilizar tudo o que for possível;
  4. Reciclar;
  5. Aderir à compostagem;
  6. Optar por lâmpadas LED;
  7. Evitar materiais plásticos;
  8. Utilizar transportes públicos ou até mesmo optar por veículos não poluentes, como por exemplo a bicicleta.

Fundação oceano Azul (22-04-2022). Dia Mundial da Terra. 10-05-2022.https://noctula.pt/dia-mundial-da-terra/

 

25 de abril - Revolução dos cravos




Na madrugada de 25 Abril de 1974, forças militares ocuparam pontos estratégicos em Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo, implantada também por militares em 1926.

Às primeiras horas da manhã, militares de vários ramos, ocuparam pontos estratégicos na capital portuguesa, com o objetivo de derrubar o regime do Estado Novo. Os sinais de código para dar o arranque das operações – canções de Paulo de Carvalho e Zeca Afonso – foram transmitidos através da rádio nas horas anteriores.

RTP Ensina.(2012).A revolução de 25 de abril de 1074.10-05-2022.https://ensina.rtp.pt/artigo/a-revolucao-de-25-de-abril-de-1974/


Sem comentários:

Enviar um comentário

PENÉLOPE À ESPERA